A Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina ao realizar seu 37º Congresso nos dias 19, 20 e 21, demonstrou além de grande prestígio junto as autoridades políticas do estado e da união, transparência.
Desde 2006, quando me associei, sempre recebi convites para participar, mas não me sentia no mesmo nível dos outros jornais do interior de Santa Catarina. Neste ano, após um contato pessoal da direção da associação, resolvi comparecer e ver de perto como eram os outros jornais e como a associação lidava com os interesses do todo.
Enquanto não participei, ouvia críticas e até acusações contra os dirigentes, falavam da falta de transparência e de democracia nos pleitos eletivos internos.
O que vi foi muito diferente. Começando pelos valores cobrados dos associados para a participação; enquanto outras entidades federativas cobram de 250 a 300 reais pela inscrição, e ainda deixam por conta do associado as diárias de hotel, a ADJORI/SC cobrou uma taxa simbólica de 80 reais, e que dava direito a 2 diárias completas: com café da manhã, almoço e janta; sem falar do alto nível das palestras e das oficinas direcionadas aos funcionários dos jornais.
A participação dos associados foi maciça, e o congraçamento foi muito grande, aumentando ainda mais a união entre os veículos de informação do interior do estado. Mas o que mais me impressionou foi a transparência na hora da apresentação das contas da entidade. Enquanto outras entidades fazem resumos contábeis e não colocam nenhum documento a disposição dos associados, a direção da ADJORI/SC apresentou um balanço minucioso de todas as suas despesas.
Falando do maravilhoso evento, o 10º Prêmio de Jornalismo - “Troféu Pena de Ouro”, só existem elogios. Os sorrisos, as expressões de felicidade dos premiados, demonstraram o sucesso que é a nossa Associação.
Foi minha primeira participação de muitas outras que virão, e àqueles que criticam e criticavam peço para que participem mais, pois talvez possam fazer alguma coisa pela entidade, e quem sabe até participar da direção da entidade.
Portanto, parabéns ao Presidente Gobbi e a toda sua diretoria, e principalmente aos colaboradores.
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Transparência
Marcadores: ADJORI, jornalismo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário