Mudar implica em renúncia. Mudar implica, muitas vezes, em mudar a direção. A direção dos passos, a direção dos atos.
Talvez seja essa a maior dificuldade de nós mortais. Apegamo-nos demais ao passado e deixamos de viver o presente com medo do futuro. Buscamos seguir os dogmas que nos impõe a cultura, a fé, e esquecemos de pensar, de analisar os fatos, e de tomarmos as decisões necessárias, para que possamos viver em sociedade harmonicamente.
Informaram-nos que os alemães cometeram genocídio durante a segunda guerra mundial, e que o holocausto aconteceu durante esta sangrenta guerra, e foi praticado contra os judeus. Os líderes do exército alemão foram condenados a morte por crime de guerra. Agora vivemos momentos de guerra no Oriente Médio, onde Israel invadiu nação vizinha e quase dizimou a população, e entre os mortos dezenas de crianças, mas agora não foi genocídio, foi uma ação de defesa e de soberania. Os Estados Unidos da América realizam ataques periódicos contra vários povos, "pois são os guardiões da democracia mundial", mas se são atacados com estilingue, estão sofrendo atos terroristas, e atos terroristas precisam ser respondidos com força (toneladas de bombas). Mesmos atos, mesmos fatos, mas análises e julgamentos diferentes.
Simples ocorridos em pequenas sociedades como a nossa, também demonstram as desigualdades. Veja só: Uma mulher que dedicou sua vida a ajudar o próximo, participando ativamente da Igreja, é afastada por ter um companheiro e não estar casada na Igreja. Mas a mesma Igreja concede a 2 políticos, que não possuem a benção da Igreja em suas respectivas uniões, o privilégio de Comungarem do Pão e do Vinho no Altar.
Chegou a hora da mudança. A hora de enxergarmos com os mesmos olhos lá e cá. Pois o que nos acomete, acomete também nosso vizinho. O que dói em nós e nos nossos filhos, dói também no filho do vizinho.
As leis foram feitas para todos cumprirem, e portanto, os interesses pessoais não podem prevalecer sobre os interesses de toda a coletividade.
sábado, 7 de fevereiro de 2009
Tempo para Mudar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário