Esta é a única consideração que podemos fazer sobre o primeiro festival interescolar da canção de Apiúna. Com a presença de nove escolas básicas estaduais da coordenadoria regional de Ibirama e com dezenove apresentações diversas encantou as mais de quinhentas pessoas presentes.
Sem ser divulgado como devia o festival caminhava para o insucesso devido à falta de inscrições. A preocupação da Comissão Organizadora da Escola de Educação Básica São João Bosco era enorme, mas eis que em cima da hora apareceram as inscrições e na data tão esperada o show. Crianças e adolescentes divididos em categorias de primeira a quarta séries, quinta a oitava e segundo grau demonstraram todo os seus talentos em interpretações excelentes deixando claro que a oportunidade gera novos e grandes talentos.
Dentro desta meta de oportunização não pode-se deixar escapar este elo de ligação cultural entre o povo e as instituições educacionais, necessita-se portanto que novas iniciativas continuem a trilhar este caminho e que venham, o I Festival Interescolar da Poesia e também o do teatro mas agora incluindo as escolas municipais desta mesma região, expandindo assim este universo de talentos encobertos pela falta de oportunidades.
Que sejam lançados concursos para a escolha dos símbolos entre estas mesmas instituições de ensino elevando mais ainda o grau de estímulo entre os alunos para que o sucesso do pintinho cantor se eternize até este se tornar um galo famoso.
Publicado no JCN em ago/2001
Nenhum comentário:
Postar um comentário