Uma iniciativa digna de elogios, uma iniciativa que mostra a capacidade criativa dos ascurrenses. O Mangia Parole vem para mostrar a todos que você pode manter a cultura de seu povo adaptando-se ao que está sucesso ou será sucesso.
O Stammtisch que se tornou tradição nas cidades de cultura alemã estava sendo adotado por cidades, comunidades, que nada tinha ou tem a ver com a cultura alemã. O Stammtisch, segundo Luiz Eduardo Caminha do site especializado no evento, é uma tradição bem adaptada aos costumes da Alemanha, Áustria, Suíça, Dinamarca, e também aqui de Santa Catarina, e nada mais é do que: “um determinado local, uma determinada mesa, num determinado canto, onde em determinados dias, umas determinadas pessoas, num determinado horário, tomam assento em determinadas cadeiras. Ali, com uma determinada quantidade de uma determinada bebida, falam sobre alguns determinados temas, e então numa determinada hora, com um determinado porre, determinam ir para casa onde uma determinada pessoa espera, com certeza, com um determinado protesto”. O termo stammtisch é formado da junção das palavras stamm, que significa tronco e tisch, que significa mesa. Ou seja, numa tradução fiel "mesa de tronco". Os lenhadores bávaros, ao cortar a primeira árvore de uma nova área de extração de madeiras, faziam-no à altura de uma mesa e, de seus galhos mais grossos, cortavam toletes que lhes serviriam de bancos. Era ao redor desta mesa improvisada que faziam suas refeições e, ao final do trabalho diário, ali se reuniam para bater papo, planejar o dia seguinte e bebericar do vinho que traziam em seus alforjes.
Em Ascurra a adaptação gerou um evento baseado naquele bate-papo entre amigos que é comum da cultura italiana, e se tornou o “Mangia Parole”. Esta é uma expressão muita usada pelos italianos que significa na tradução direta: comer palavras. Quando uma criança fica ouvindo conversa de adulto é “mangia parole”. Quando se joga conversa fora falando de muitos assuntos, entre amigos, é “mangia parole”.
Portanto, é um encontro de confrarias e patotas para jogar conversa fora, cultivar amizades e celebrar a vida.
Este evento, sem dúvida nenhuma, será a sensação de toda a região, e será tradição em todos os municípios italianos de Santa Catarina, e quem sabe do Brasil.
Parabéns aos idealizadores.
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Originais
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário