Sábado após sair do teatro e ter assistido a excelente encenação da Benzedeira, comecei a refletir sobre investimentos na cultura.
Fiquei surpreso em não conseguir lembrar de nenhum projeto cultural em Ascurra e municípios vizinhos. Quando criança existiam vários, hoje estão restritos às escolas quando estas oferecem aos seus alunos.
Por quê não existem projetos culturais se existe incentivo financeiro do Governo?
Além das dificuldades de um grande projeto para buscar recursos do fundo social, vimos que é mais fácil uma empresa apoiada por uma prefeitura buscar 50 mil reais para um baile do que um grupo teatral ou dança conseguir para realizar um grande evento.
Em cidade bem próxima existiram dois projetos idênticos, dois bailes, onde cada um foi contemplado com 50 mil, totalizando 100 mil reais para realizar dois bailes. E a cultura....
Outro pensamento que me surgiu é por que muitos empresários de Ascurra custam tanto a tirar a mão do bolso, quando o projeto é cultural? Se for para um evento social que atraia lucros, daí tudo bem.
Senhores empresários de Ascurra, vocês possuem hoje um dos marketings mais baratos que existe para divulgarem vossas empresas. Invistam em projetos culturais. Esta aí o exemplo do Grupo Teatral Amigos da Cruz de Pedra que lota um Teatro no sábado a noite e mesmo com falta de energia elétrica.
Investir na cultura atrai clientes e também melhora o futuro de nossos filhos e netos.
Parabéns aos dirigentes e colaboradores do Grupo de Teatro Cruz de Pedra.
Publicado no Jornal Parole em abr/2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário